Como melhorar seu relacionamento amoroso

Vivemos inseridos em uma cultura consumista, que promete a satisfação imediata e momentânea dos desejos. O sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Bawman, referindo-se ao momento atual, no qual tudo se transforma rapidamente, sem estabilidade ou solidez, diz:

a tentação de apaixonar-se é grande e poderosa, mas também o é a atração de escapar. E o fascínio da procura de uma rosa sem espinhos nunca está muito longe, e é sempre difícil de resistir.” (Bauman, 2004, p.23)

Ou seja, os relacionamentos tornam-se descartáveis, superficiais e substituíveis no ritmo do próximo match do tinder na busca constante de alguém melhor, que não me frustre, que atenda os meus desejos e não traga muitos desafios de convivência.

Porém, o amor não é uma mercadoria que se possa consumir, trocar se der defeito, substituir por outra que prometa agradar mais se a anterior não satisfizer.

Amar se tornou um desafio.

Considerando este contexto, segue três dicas para melhorar seu relacionamento amoroso: 

1º) Busque aumentar seu autoconhecimento

Se autoconhecer é muito importante para que você possa saber quais são suas características de personalidade e para entender o que te motiva nas suas escolhas. Num relacionamento é importante que você saiba o que gosta e o que não gosta, o que te faz mal e o que faz bem, e se comunicar sobre tudo isso.

Será que tem traumas e situações não resolvidas do passado que acabam interferindo nas suas escolhas do presente?

Você tem atraído para sua vida um determinado padrão de pessoas?

Nossas marcas interferem na maneira como interpretamos os fatos e tudo o que fica inconcluso acaba se repetindo na busca por um fechamento.

2º) Aprenda a se comunicar melhor

Ficar emburrada ou emburrado, esperando que o outro adivinhe seus sentimentos não vai resolver seus problemas. Seu parceiro ou parceira não é capaz de adivinhar seus pensamentos. Você precisa dizer o que está pensando e sentindo para que o outro não dê mais as mesmas mancadas,  para que possa se desculpar e mudar o comportamento.

Uma comunicação eficaz também é importante para colocar limites, de maneira não agressiva, assim como para aproveitar as oportunidades de expressar seu afeto.

3º) Aprenda a amar verdadeiramente

Passado o momento da paixão no qual o outro é visto com muitas qualidades idealizadas, devemos aprender a amá-lo tal qual é, com seus defeitos e virtudes.

O amor exige a abertura para o novo, a alteridade, aquilo que te transforma e te traz um aprendizado profundo a ponto de não poder ser mais a mesma pessoa que antes. E isso é arriscado, por ser um território desconhecido, mas com certeza vai valer a pena. Você vai se tornar uma pessoa melhor com esta experiência.

Humildade, coragem e respeito são virtudes que irão te ajudar a sair da superficialidade para adentrar o desconhecido e, apesar dos desafios, será muito bom.