A Psicoterapia Transpessoal
A Psicoterapia Transpessoal
- Diferencial:
A Psicoterapia Transpessoal tem como diferencial compreender o ser humano como um todo: físico, afetivo, mental, social, cultural, histórico e espiritual.
- Objetivos:
O objetivo é viver as experiências do presente de forma cada vez mais livre, espontânea e criativa, menos condicionada pelo passado.
Este tipo de psicoterapia auxilia no processo de integração da consciência e do inconsciente, de seus aspectos luz, ou seja, aquilo que está mais em evidência, àquilo que está oculto na sombra, onde há muita força criativa, vitalidade e alegria.
- O que é tratado:
Ao colocar em foco os potenciais de desenvolvimento e de saúde, vamos dissolvendo os núcleos emocionalmente densos e promovendo a superação de traumas, depressão, ansiedade, estresse, timidez e baixa autoestima, para alcançar mais autoconhecimento e segurança, realização no trabalho e relacionamentos mais saudáveis.
- Resultados:
A Psicoterapia Transpessoal ajuda você a se tornar quem você é: a olhar para dentro de si e ver seu valor, saber quem é de verdade, para além das máscaras e papéis sociais, revelando sua essência. Então você começa a ter clareza do que quer e do que precisa para viver sua totalidade, a sua plenitude, e a realidade exterior começa a refletir suas verdades interiores.
Você é dona/dono de seu próprio processo terapêutico. Ao longo das sessões irá aprender ferramentas para lidar com suas emoções, pensamentos e adversidades em sua vida, e irá se tornar curadora/curador de si.
- Método:
Utiliza, além da escuta empática e do acolhimento, técnicas como a Meditação Guiada, Visualização Ativa e Mandalas Terapêuticas, que tornam o processo terapêutico mais rápido e eficiente.
A percepção do próprio corpo é fonte importante de informações, pois a postura e a musculatura refletem estados emocionais do presente e de situações não solucionadas do passado, as chamadas “gestalts abertas”. Através de técnicas de respiração e de auto-observação é possível perceber quais são suas necessidades, o que precisa ser acolhido, cuidado e ressignificado.
Os pensamentos podem ser seus maiores amigos ou piores inimigos. Quais são suas crenças antigas, aprendidas em certos contextos do passado, que já não servem para o presente? Quais são as suas maiores motivações? Podemos exercitar a razão formulando planos e projetos autênticos, e através de frases auto afirmativas positivas que servem como mantras para limpar pensamentos depreciativos, obsessivos e repetitivos.
Nossos sentimentos influenciam aquilo que pensamos e afetam nosso sistema imunológico. Cuidar das emoções e sentimentos, aceitá-los, compreendê-los, nutrir-se de amor, praticar o perdão e entrar em contato com a compaixão são formas de transformação interna e de estabelecimento de novas formas de relacionar-se.
A cultura, o momento histórico e a sociedade em que vivemos exercem forte influência sobre a compreensão que cada um tem de si mesmo e do mundo. Sexo, cor, classe social, meio urbano ou rural, país, cultura e religião são condicionantes que determinam certos papéis, agem na formação do sujeito, e trazem por vezes alguns limites a serem transcendidos.
No nível espiritual ou transcendente nos percebemos para além do ego, das máscaras e papéis sociais, para nos conectarmos com o todo, com nossa sabedoria interior e com o sagrado. Quando bem cuidado e compreendido, este nível pode suprir os demais de sentido, força e direção.