Cinco passos para melhorar sua autoestima
Siga estes cinco passos para fortalecer sua autoestima e se transformar em sua/seu melhor aliada/aliado.
1º) Conecte-se a si mesmo/si mesma
Ao se reconectar com a sua essência, vai descobrir que todas as respostas estão dentro de si. Se parar para se ouvir, prestar atenção ao seu corpo e a suas emoções, vai perceber aquilo de que está precisando. Um suco, uma pausa, um carinho, um abraço, um mergulho na piscina ou no mar, uma conversa, um esclarecimento, uma mudança, uma finalização, o início de algo novo. Quanto mais se atender, se nutrir e alimentar, mais irá se fortalecer e se alegrar, ocupando o centro de sua própria vida.
Estou aqui falando daquilo que nutre e satisfaz a sua totalidade, o corpo, a vida afetiva, o intelecto e a alma.
Através de exercícios de respiração, meditação guiada, visualização ativa e mandalas terapêuticas que ensino no meu canal do youtube e nos workshops que ofereço, você vai se reconectar com a sua força interior e se tornar mais confiante.
Você pode criar um altar em sua casa que contenha os elementos da natureza e símbolos que te ajudem a lembrar de tudo aquilo que identificar como importante.
2º) Entenda que você tem vários pilares de necessidades a serem satisfeitos
Se deposita todas as expectativas num único pilar, caso ele caia, você desmorona junto. É importante fortalecer todos os pilares, mas, num primeiro momento observar quais estão mais fortes para que eles possam ajudar a trazer para cima os que estão enfraquecidos.
Temos necessidades fisiológicas de alimentação, sono, sexo, necessidade de cuidar da saúde, do corpo e de praticar atividades físicas; necessidades afetivas; de relacionamentos sociais, familiares e amorosos; de pertencimento a grupos e de proteção; necessidade de se desenvolver intelectualmente e aprender coisas novas; ter realização profissional, propósito de vida e retorno financeiro; de se sentir contribuindo com a sociedade; de criar, ter hobbies e se divertir; e necessidade de auto-transcendência, de perceber-se fazendo parte de um todo para além do próprio ego.
3º) Procure se comunicar de maneira autêntica
Uma comunicação autêntica é aquela em que você fala aquilo que está pensando e sentindo, ou seja, que traz a sua verdade. Com esta forma de se expressar você externa aquilo que descobriu ao se conectar consigo mesma/consigo mesmo.
4º) Faça frases auto afirmativas
Conte para você mesma/você mesmo aquilo que deseja desenvolver ou fortalecer. Transforme esse desejo em uma frase, afirmado no presente aquilo que você quer ser e que já é em potencial. Por exemplo, quero me conectar mais a mim mesma, quero me amar e me respeitar mais, quero priorizar minhas necessidades e me comunicar de maneira autêntica. Então afirmo: “Me conecto a mim mesma, me amo e me respeito, priorizo minhas necessidades e me comunico de maneira autêntica.”
Você pode escrever a frase auto afirmativa em diversos lugares para que esteja sempre lembrando dela, repetindo-a como um mantra.
Sua frase é um recado que está dando para o cérebro, para criar e alimentar novas vias neuronais para o fluxo de informações, como antídoto para as antigas crenças limitantes.
5º) Busque se auto transcender
De acordo com Abraham Maslow, a autotranscedência é a última das necessidades humanas a serem realizadas, depois de se satisfazer as necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto realização.
Transcender-se quer dizer ir além do ego e do consumo, das máscaras e papéis sociais, para alcançar o sentimento de sentido e relevância da própria existência, inserida dentro de um todo, e alinhar-se ao seu propósito de vida.
Esta percepção ampliada pode ser conquistada contemplando-se a natureza, dançando, meditando, trabalhando, viajando, contemplando seu altar ou participando-se de algum tipo de ritual.