Como controlar a ansiedade?
De repente a ansiedade se instala te tirando do presente e dando uma sensação estranha no corpo, na boca do estômago, uma agitação, às vezes até tremor, o coração bate mais rápido, o ar parece que vai faltar. Vontade de fazer tudo ao mesmo tempo, mas nada anda da maneira como se gostaria, porque fica difícil colocar foco, os pensamentos vão de um para o outro e cada vez o bolo aumenta, com a certeza de que nada está solucionado, que as demandas só estão aumentando, acumulando, demandas internas, de suas próprias necessidades, e demandas externas, que a vida não para de trazer, e agora já não se sabe nem por onde começar para desatar o nó!
Quem nunca teve uma sensação dessas?
No mundo em que vivemos são tantos os desafios que raras pessoas não se sentem assim com certa frequência. É por isso que vou ensinar algumas técnicas que vão te ajudar a lidar com a ansiedade.
Você já teve a impressão de que se conseguir comprar um carro melhor ou um celular melhor vai se sentir mais feliz e completo?
A promessa que vem com a propaganda é de que seremos imediatamente mais felizes conforme mais caros e mais modernos forem os bens que tivermos. E, para conseguir isso, passamos mais tempo trabalhando, no trânsito e longe das atividades prazerosas que não geram lucros. Gastamos com seguros, câmeras de vigilância e serviços de proteção para tentar aplacar o medo de perder esses bens. As empresas fazem cortes e você acumula o trabalho de três ou quatro pessoas. Quando tem um intervalo, ficamos nas redes sociais acompanhando a projeção em imagens da vida dos outros (que são sempre supostamente mais felizes). Ao mesmo tempo em que tudo muda o tempo todo, e você tem que estar sempre se atualizando. Estamos sempre atrasados e com pressa, tentando fazer tudo simultaneamente. Isso faz com que fiquemos com um monte de “abas” abertas – utilizando como metáfora os computadores e celulares –, ou seja, nossa bateria acaba mais rápido e o processamento fica mais lento.
Qual o resultado?
Ansiedade.
Então aqui seguem minhas dicas para que você consiga vencer a ansiedade:
1º) Traga a sua consciência para o aqui-agora
Preste atenção na sua respiração, na temperatura do ar quando entra e quando sai. Se a respiração está curta ou longa, se há mais movimento no tórax ou no abdome. Brinque com isso, com os olhos fechados e prestando atenção no seu corpo, mude intencionalmente o ritmo de sua respiração, respire mais lenta e profundamente, depois prenda o ar e solte devagar. Abra os olhos e veja se teve alterações na maneira como se sente. A maioria das pessoas se sente mais calma depois de fazer exercícios de respiração.
Outra maneira de trazer a consciência para o presente são as atividades manuais que demandem bastante atenção, assim como as atividades físicas. O intuito é desacelerar o pensamento e “fazer fazendo”, ou seja, estar com a consciência focada na ação que está sendo realizada, em uma coisa de cada vez.
Dedique tempo de suas pausas para respirar e, sempre que possível, contemplar a natureza.
2º) Faça exercícios de visualização
Feche os olhos e imagine um local em que já esteve antes ou que seja totalmente novo em que se sinta muito bem. Pode ser uma praia, campo, alto de uma montanha, de baixo de um coqueiro, em frente a uma lareira. Imagine e sinta a sensação de estar neste local, a brisa no rosto, o cheiro, e perceba como fica seu corpo. Pensar e relembrar coisas boas muda seu estado emocional, o que afeta a produção de hormônios, a musculatura, e a tomada de decisões.
3º) Dê valor ao que realmente importa
Busque planejar e organizar sua vida para ter tempo para se dedicar àquilo que lhe traz satisfação, realização e sentido.
Se dedique a estar com pessoas e criar conexões profundas e duradouras, trocando afeto. A formação de vínculos rompe com o padrão atual de descartabilidade das relações e permite que se cultive os bens não precificáveis.