Como ter um relacionamento amoroso mais feliz e saudável
Aí vão 5 dicas para você que quer melhorar seu relacionamento
Um relacionamento saudável é aquele em que ambos continuam se desenvolvendo, aprendendo e amando, com carinho e respeito, sem se anular ou sofrer violências, e sem cair numa dependência simbiótica.
Ou seja, cada um é um. A vida de cada existe de maneira autônoma. Mas ambos podem e devem agregar muito um para a vida do outro.
1º) Manter a individualidade e a singularidade
Cuidado com o discurso de alma gêmea, tampa da panela, que um completa o outro, que quando um casal se une os dois se tornam um.
Manter a individualidade e a singularidade é importante para não cair na simbiose e na dependência. Se seu parceiro ou parceira representa toda sua fonte de alegria e satisfação, de segurança, apoio e realização, com certeza ficará sobrecarregada/sobrecarregado e inevitavelmente irão se frustrar.
Então, ambos devem identificar suas várias necessidades a serem satisfeitas para cada um viver a própria completude, conforme explico no artigo sobre autoestima.
Há necessidades de desenvolvimento intelectual, de realização profissional e financeira, de convívio social e familiar, de cuidar do corpo e da saúde, de viver a própria espiritualidade, de encontrar os próprios sentidos e propósitos, sua maneira de contribuir socialmente, seu lazer, diversão e criatividade, de viver os diversos aspectos de sua personalidade que aparecem na convivência com diferentes grupos de pessoas.
2º) Reservar tempo para conversar
Estou me referindo a conversas ao vivo, olho no olho, sem ficar se distraindo com o celular nessa hora, buscando a empatia e a reciprocidade de saber ouvir e falar.
Este tempo de troca é necessário para que ambos possam se realinhar um com o outro, saber o que estão pensando, sentindo, vivendo, os interesses e desejos, limpando incômodos e mágoas, aumentando a cumplicidade, e mantendo o outro atualizado de quem você está se tornando com os aprendizados que a vida te traz.
3º) Fazer elogios
O relacionamento é uma construção contínua que depende do investimento das duas partes envolvidas. Elogiar é uma forma de investir na relação, expressar gratidão por ter a pessoa ao seu lado, apreciar atitudes e demonstrar seu amor. Os elogios têm a intenção de elevar a autoestima para que o/a parceiro/a mostre seu melhor.
4º) Fazer seus combinados e respeitá-los
Hoje em dia existe a possibilidade de dialogar para se chegar ao modelo de relacionamento que agrade as partes envolvidas. O que fica confortável para os dois?
Trazendo para a consciência os desejos, pode ser pensando e avaliado o que fazer para evitar traições, repressões moralistas ou ações impulsivas que causem tristeza e arrependimento.
Falar abertamente sobre os desejos e assumir a sua totalidade pode ajudar a chegarem a um combinado que valorize a verdade, a confiança e a lealdade.
5º) Beijar muito!
A troca de carinho permite que os parceiros sejam fonte de bem estar um para o outro, o que alivia o estresse a ansiedade e dá muito prazer.
Como os relacionamentos são construções contínuas, estou aqui para continuar conversando e pensando junto sobre esse tema.
Mande seu post!